LICORES TÍPICOS

licor_close_taa_f.arienar_8

Em Natividade no estado do Tocantins a culinária tem forte expressão no patrimônio cultural. Além dos usos e costumes da população local, cada vez mais cresce a demanda pelos produtos produzidos artesanalmente na comunidade.

Atualmente as residências da Tia Naninha e Dona Nair estão sempre com os fornos a lenha aquecidos para assarem vários tipos de biscoitos tradicionais. O biscoito amor perfeito é o maior destaque. Outro produto que tem sido bastante procurado são os licores de frutos típicos – sendo mais procurado o de jenipapo. A referência dos licores é o imóvel localizado no centro histórico da cidade – da Dona Maria Helena Araújo. Adquirindo os produtos para viagem, as pessoas podem degustar vários sabores confeccionados pela artesã.

Além da qualidade, é importante que haja uma referência cultural. A ASCCUNA procura apoiar os projetos desenvolvidos. Uma das ações importantes da entidade foi repassar para o papel as receitas que eram repassadas de forma oral de geração em geração e cursos de aprendizagem. O desenvolvimento das atividades demonstra que é bom pra economia criativa da cidade.

Tanto os biscoitos como os licores têm projetado Natividade no cenário nacional ao estarem presentes em vários eventos que o Tocantins participa ou organiza.

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA CULTURAL DE NATIVIDADE | 2013                                                                                                                      Desenvolvido por "ROBSON PRADO"