Menu fechado

OFICINA DO PROJETO JÓIA RARA

Contemplado no Edital de Cultura 2011 – Prêmio Dona Miuda de apoio a produção artesanal foi realizado em Natividade uma oficina do Projeto Joia Rara de Natividade sob a responsabilidade do ourives Uardon Moreira da Cunha. O prêmio viabilizou ao artesão recursos para aquisição de matéria prima e em contrapartida foi ministrada oficina com participação de jovens da localidade, gratuitamente, repassando noções da arte de confeccionar peças tradicionais em prata e ouro. A oficina foi realizada ontem, 20 de novembro, na Ourivesaria Mestre Juvenal localizada no centro histórico tombado pelo patrimônio histórico nacional.

O Edital foi promovido pela Secretaria Estadual da Cultura/Fundação Cultural do Tocantins com recursos do Fundo Estadual de Cultura. Segundo Simone Camelo, Natividade teve o privilégio de ter vários projetos contemplados. Os artesãos e mestres proponentes contaram com o apoio da ASCCUNA na elaboração e agora na execução. Para ela, a ASCCUNA tem procurado valorizar as parcerias e assim foi realizada após a oficina uma seleção entre os participantes e acertada a continuidade de um aprendiz na sede da Ourivesaria por 1 ano para que possa receber todos os ensinamentos e com isso se tornar um profissional no setor. Complementando, disse que o objetivo maior é fazer com que Natividade continue sendo um local de referência na arte de confeccionar as belas joias artesanais, conclui demonstrando otimismo e alegria.

Para o oficineiro Uardon Moreira a premiação foi uma oportunidade para que ele começasse a retribuir os ensinamentos recebidos ao longo dos 16 anos que participa do projeto da Ourivesaria Mestre Juvenal e também um grande auxílio para a preservação de um importante patrimônio cultural nativitano. O aprendiz selecionado Sinaldo Menezes disse que a oportunidade será levada a sério e que está feliz com a sua permanência no projeto e que espera retribuir colaborando com o seu mestre da melhor forma possível.

01_1

O que: Oficina do projeto Joia Rara de Natividade

Onde: Natividade – Ourivesaria Mestre Juvenal

Quando: 20 de novembro de 2012

Responsavel: ourives Uardon Moreira da Cunha

Recursos: Edital de Cultura 2011 – Premio Dona Miuda de apoio a produção artesanal / Fundo Estadual de Cultura / Governo do Tocantins

Parceria: ASCCUNA